5 erros cometidos em consultórios que podem entregar seus clientes para os concorrentes

 

Você possui um consultório na área de saúde? Médicos de diversas áreas, dentista, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e muitas outras áreas.

 

Leia com atenção esses pontos que mesmo parecendo simples à primeira vista, são os 5 erros mais comuns de atração de clientes que podem levar um consultório do sucesso ao fracasso, independente de qual seja sua profissão na área de saúde.

 

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Erro 1 – Atendimento Professor Ptolomeu*

 

*Professor Ptolomeu era o personagem da escolinha do professor Raimundo da rede globo.

 

Veja se alguém já lhe disse isso?

 

“Eu prefiro ir a outro lugar por que não gostei daquele metido do Dr. Fulano no dia que liguei no consultório para agendar uma consulta, eu não entendi nada do que ele falou”.

 

Isso é mais normal do que parece.

 

O profissional de saúde e sua equipe precisam estar atentos no atendimento, na conversa para fazer o diagnóstico e durante o tratamento para não exagerar nas palavras técnicas e assim não passar a ideia de arrogante para a pessoa.

 

É muito importante conversar na mesma linha de raciocínio que seu potencial paciente para que ele saiba que você domina o assunto e consiga “traduzir” a situação para que ele entenda.

 

Aqui é primordial se lembrar de Leonardo da Vinci: “A simplicidade é o último grau da sofisticação”.

 

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Erro 2 – Vai mesmo copiar?

 

É provável que alguém já te falou que o dr. Fulano está participando de programas na tv por que está fazendo isso, o dr. Beltrano está com a agenda cheia por que está fazendo aquilo.

 

Não se engane com os resultados dos outros, pois copiando exatamente o que foi feito para um profissional é bem provável que não funcione para você.

 

A ação que você está vendo é só a ponta do iceberg, de um estudo estratégico e planejado para atender a um público e mercado específico.

 

 

Erro 3 – Depender de indicação (sorte e simpatia)

 

Há anos atrás, quem era formado na área de saúde, somente precisava ter um consultório para os clientes aparecerem.

 

Porém hoje isso é diferente, porque os concorrentes estão presentes em cada esquina e para conquistar clientes é necessário além de ser um excelente profissional com atendimento único, também fazer a divulgação com excelência.

 

Se você não faz divulgação, tem 2 problemas em 1, você não tem controle do seu faturamento futuro, porque não tem controle de divulgação e conversão, e perde oportunidade de aparecer para quem tem não te conhece.

 

Seja por meios físicos como jornais ou revistas, ou digitais como internet, não há dúvidas que encontrar o local que seu público está fará a diferença entre sucesso e fracasso, assim sua divulgação será certeira.

 

Para saber quem é seu público, você pode se interessar em conhecer como fazer um perfil de clientes. 

 

regras do conselho de etica

Erro 4 – Regras (do conselho de classe) são regras.

 

As normas de cada conselho se aplica a toda sua atuação profissional, como também em sua divulgação, seja em propagandas físicas ou digitais, ao divulgar seu consultório o primeiro passo é consultar o código de ética.

 

Abaixo coloquei links que podem te ajudar a conhecer por completo essas informações:

 

CFM – Conselho Federal de Medicina

CFO – Conselho Federal de Odontologia

CFP – Conselho Federal de Psicologia

CFN – Conselho Federal de Nutricionistas

CFF – Conselho Federal de Fisioterapia

CFFA – Conselho Feral de Fonoaudiologia

CFMV – Conselho Feral de Medicina Veterinária

 

Conheça 10 ações não permitidas (em linhas gerais).
(O Profissional precisa verificar o conselho da sua categoria para averiguar se isso lhe cabe).

 

  1. Fazer publicidade e propaganda enganosa.
  2. Divulgar imagens de antes e depois.
  3. Divulgar preços e formas de pagamento.
  4. Oferecer serviços gratuitos.
  5. Anunciar especialidades que não possua registro ou sem reconhecimento do conselho.
  6. Criticar técnicas de outros profissionais como ultrapassadas ou inadequadas.
  7. Fazer consulta, diagnóstico ou plano de tratamento online.
  8. Expor dados ou imagens que identifiquem o paciente
  9. Fazer sorteios ou anunciar serviços como prêmio em concursos de qualquer natureza.
  10. Oferecer serviços através de cartões de desconto, sites promocionais ou compras coletivas.

 

Erro 5 – Descuidar da internet (ou não fazer).

 

Independente de qual seja a sua fonte de divulgação, hoje é unanimidade que o profissional de saúde precisa estar na internet.

 

Acredito que você já teve contato com artigos e vídeos de outros profissionais, mas não por onde começar, então preciso te mostrar que ter uma presença online em 4 canais diferentes são os responsáveis para aumentar seu faturamento:

 

  1. Site.
  2. Conteúdos.
  3. Mensagens (e-mail, sms ou whatsApp).
  4. Redes Sociais.

 

Esses 4 canais refletem o comportamento das pessoas quando usam a internet. Você pode conhecer a fundo esse comportamento lendo esse artigo.

 

Agora que você entendeu quais são os 4 canais veja por que você precisa de cada um deles.

 

Por que seu consultório precisa ter um site?

 

Um site deixou de ser um cartão de visitas, ele precisa estar no patamar de trazer novos negócios, ou seja, ele precisa ser encontrável para quem usa os buscadores como o google.

 

Pare a leitura por 1 minuto e faça um teste rápido, entre no google e digite sua profissão e bairro ou cidade de atuação, por exemplo, “dentista em vila mariana” ou “dentista em ribeirão preto”.

 

O google vai te mostrar uma lista de sites de outros profissionais que já estão posicionados para serem encontrados para essa busca, ou seja, se ao fazer essa busca você não encontrar seu nome, então quem vai ser encontrado são seus concorrentes.

 

Quando você tem um site estará se comunicando em sua maioria com público que está ativo buscando por solução, e deseja encontrar esse profissional em sua região ou cidade.

 

Por que seu consultório precisa fazer conteúdos?

 

Você é um profissional que vende conhecimento, então a construção de conteúdos vai ser o fator responsável para as pessoas fazerem negócios:

 

Com quem conhecem, gostam e confiam.

 

Outro motivo é também ser encontrado, pare mais 1 minuto e faça um teste rápido, entre no google e digite uma das soluções que sua profissão resolve, por exemplo, “como fazer implantes” ou “melhor profissional para fazer implantes”.

 

Da mesma maneira que a situação anterior, o google vai mostrar uma lista de opções, ou seja, se você não está sendo encontrado, você está perdendo novos clientes.

 

O conteúdo precisa ser feito para ser consumido, ser útil e genuíno para seu público e também orientá-los para que deixe seu contato para receber um material mais rico, como e-book, por exemplo.

 

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Por que seu consultório precisa se comunicar por mensagens?

 

As mensagens são uma forma de comunicação mais próxima, quase como se o profissional de saúde estivesse enviando pessoalmente uma mensagem ao interessado que deixou seu contato.

 

É com essa comunicação que se pode vender para quem disse NÃO a uma oferta primeira oferta, ativar antigos compradores e monetizar produtos e serviços como cursos e treinamentos.

 

As mensagens podem ser feitas através de e-mail, messenger, sms ou whatsapp, dependendo do canal que seu público esteja.

 

Por que seu consultório precisa estar nas redes sociais?

 

Ao contrário do que é feito no site, o público das redes sociais são em sua maioria reativos, ou seja, eles não fazem buscas dentro de das plataformas, e, portanto consomem informação que aparece para eles.

 

As redes sociais podem ser uma extensão do que é feito nos sites, e também com seus conteúdos ou também podem ser canais únicos de negócios.

 

Existem inúmeras redes sociais, como o Facebook que é a maior do mundo, o Instagram que é ideal para comunicação somente visual, o YouTube para vídeos e o linkedin para o perfil profissional.

 

Antes de decidir em qual estar, reveja qual é o público que você quer se comunicar e onde ele está, sejam clientes potenciais ou habituais.

 

Em breve, e-book gratuit:  (como atrair clientes usando facebook)!

 

Resumindo

 

Nesse artigo você soube os 5 erros mais comuns de atração de clientes que podem levar um consultório do sucesso ao fracasso, independente de qual seja sua profissão na área de saúde.

 

Erro 1 – Atendimento Professor Ptolomeu*

Erro 2 – Vai mesmo copiar?

Erro 3 – Depender de indicação (sorte e simpatia)

Erro 4 – Regras (do conselho de classe) são regras.

Erro 5 – Descuidar da internet (ou não fazer).

 

E conheceu os 4 canais da internet e por que é importante estar presente em cada um deles.

 

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