CONSULTOR EM VENDAS ONLINE


QUEM É o Consultor em Vendas Online?

Muitas pessoas que conheço estão sempre perguntando, e querem saber mais detalhes sobre essa profissão, então chegou a hora de conhecer o Consultor de Vendas Online, que é o responsável em aumentar as vendas e atrair novos clientes para negócios.

 

Se eu tivesse que resumir em poucas palavras o que faz o Consultor em Vendas Online, então eu diria que é o profissional que entende como funciona o seu negócio para criar um sistema online feito capaz de atrair clientes e vender todos os dias de maneira lucrativa e assertiva.

 

Para você se aprofundar no que eu acabei de dizer, ou seja, num sistema de vendas lucrativo e assertivo é preciso mostrar uma visão ampla, então você vai compreender que esse profissional atua na internet e então irá precisar dominar com excelência três áreas: análise, construção e otimização e se especializar em 7 assuntos:

 

  1.  Análise ou diagnóstico.
  2.  Tráfego (de público).
  3.  Construção de Listas.
  4.  Relacionamento.
  5.  Conversão.
  6.  Recorrência.
  7.  Avaliação de resultados.

 

Nos próximos tópicos eu vou mostrar mais detalhes sobre cada um desses itens, mas agora que você já sabe o que ele (consultor de vendas online) faz, vamos entender quais são as opções de trabalho da implantação desse projeto.

 

QUAIS SÃO OS TIPOS de consultorias em vendas online?

 

É importante dizer que o profissional também pode ser conhecido como um consultor ou assessor, por que já houve diferença nessas áreas, mas hoje o que as difere são as características do serviço contratado, então vamos a elas:

 

Solução Pontual

É feita pensando em períodos de curto prazo (em geral até 30 dias) ou com foco em solucionar problemas únicos que os negócios avaliados possuem.

 

Solução Contínua

É feita pensando em períodos de médio a longo prazo (em média de 6 meses a 1 ano com opção de recorrência de contratação) ou problemas que precisam de acompanhamento constante.

 

Desenvolvimento no Local

É desenvolvido dentro do local físico da empresa.

 

Desenvolvimento Online

É desenvolvido na internet, assim como todas as tarefas e contatos são feitos através de ferramentas sem contato físico. (uma terceira opção é mesclar o desenvolvimento online com visitas a empresa).

 

Projeto mestre

É realizado inteiramente pelo profissional ou equipe do consultor, com acompanhamento do planejamento, ações e resultados pela empresa que o contratou, portanto a empresa recebe o projeto pronto.

 

Projeto mentoria

São realizados treinamentos das equipes na empresa contratante, e esta equipe que será a responsável por colocar em prática os novos processos adquiridos e assim entender o que será feito e porque isso funciona para alcançar os resultados desejados.

 

Agora que foi conhecida a forma do projeto, o tipo de solução e onde será o desenvolvimento, o próximo passo é saber qual o resultado entregue por um consultor em vendas online.

 

Consultor-vendas-INTERNET-RESULTADOS

 

RESULTADO: o que entrega uma consultoria em vendas online?

 

Sendo o mais objetivo possível: o resultado é o desenvolvimento de estratégias para o crescimento das vendas do negócio com lucro e assertividade.

 

É importante lembrar que para aumentar o faturamento de qualquer negócio, são usados 3 fatores ou a combinação deles:

 

  • Aumentar o número de clientes.
  • Aumentar o valor médio gasto por cada cliente.
  • Aumentar frequência das compras.

 

Com base nesses fatores, o resultado da consultoria em vendas online é feito desenvolvido  estrategicamente em lucro e assertividade, assim cada negócio pode conquistar o resultado ideal para sua capacidade de atendimento e entrega, sem se preocupar em aumento de equipes ou de seu espaço atual.

 

No próximo tópico eu vou te mostrar mais detalhes do que é necessário para implantar esse projeto.

 


Você pode se interessar em saber como atrair clientes pela internet


 

PROJETO EM AÇÃO: o que faz um consultor em vendas online?

 

Os resultados de aumento de vendas são desenvolvidos em 7 passos:

 

Passo 1: Análise da presença Online.

 

Essa análise é feita para criar um plano de ação focado em alavancar as vendas, que é a base do planejamento para alcançar as metas.

 

Aqui será avaliado o site, as redes sociais, os pontos de segmentação de público e entrada nas listas de e-mail, como também serão feitas as campanhas para estes interessados (leads) e clientes, além de avaliação do mercado e seus concorrentes.

 

Passo 2: Escolha de Fontes de tráfego.

 

O consultor de vendas online vai otimizar as fontes que são usadas hoje ou escolher quais as fontes de tráfego com o público mais assertivo para cada oferta, podendo ser tráfego orgânico (gratuito) ou tráfego pago (anúncios).

 

Os projetos feitos com tráfego gratuito ocorrem, geralmente, dentro de uma solução contínua, porque considera o tempo ideal de posicionamento nos buscadores (como o Google) de 6 meses a 1 ano.

 

Já os projetos feitos com tráfego pago (anúncios) podem ser feitos com uma solução pontual, já que não importa o posicionamento em buscadores, e sim o poder de uma carta de vendas feita com oferta direta.

 

Você pode se interessar em ler: Guia como fazer um perfil de Clientes

 

Passo 3: Construção de Listas.

 

O ponto principal de aumento de vendas está na construção da lista de contatos qualificados, ou seja, uma lista contendo: nome, telefone, e-mail, entre outros dados, assim o mais importante não é o tamanho da lista e sim sua qualidade do seu público.

 

A segmentação dos visitantes é o ponto de chave para sucesso da estratégia, porque está ligado ao tipo de público que se deseja para receber uma oferta, ou seja o público ideal, e nesse momento o uso da automação de um auto-responder profissional, vai aumentar a produtividade do envio e início do relacionamento.

 

Você pode se interessar em conhecer opções de ferramentas de e-mail marketing para seu negócio.

 

DICA IMPORTANTE

Em hipótese alguma compre uma lista de e-mail de contatos, porque ela não foi construída pensando exclusivamente em seu negócio, oferta e estratégia, além de possivelmente quando as pessoas receberem sua comunicação você ou sua empresa serão vistos como spam (e-mail indesejado).

 

Consultor-vendas-INTERNET

 

Passo 4: Relacionamento e construção de fidelização.

 

Com os contatos qualificados chegou a hora de personalizar sua comunicação, focando em separar quem realmente está pronto para receber uma oferta daqueles que disseram “ainda não”.

 

O relacionamento é o caminho para preparar a audiência e conquistar sua confiança mostrando muito mais que um catálogo de ofertas, mas sim novas formas de resolver seus problemas.

 

Passo 5: Conversão

 

A conversão pode acontecer em vários momentos, por exemplo, quando são usados conteúdos: o consultor de vendas online planeja o conteúdo pensando no aprofundamento do assunto que é abordado, podendo entregar materiais mais amplos em formas de e-book, ou aulas de um mini treinamento, em troca do e-mail da pessoa, assim acontece a primeira conversão, o visitante passa a ser um interessado (lead).

 

Ao passo que são feitos novos conteúdos o interessado entra em contato com as ofertas e decide se vai se tornar cliente ou não naquele momento, assim acontece a conversão de um  (interessado) lead em cliente.

 

A importância do consultor de vendas online é criar campanhas para conduzir o interessado através de abordagens diferentes para a pessoa compreender que precisa de sua solução.

 

Passo 6: Recorrência.

 

A construção de jornadas de ofertas seja com produtos ou serviços é primordial para que um sistema assertivo e lucrativo tenha êxito, porque mesmo que um cliente diga não a primeira oferta, ele vai ser novamente abordado para continuar recebendo mais propostas ao longo do tempo.

 

Assim você vende mais para o mesmo cliente, sem precisar aumentar a estrutura do seu negócio ou aumentar a equipe.

 

Passo 7: Análise de dados.

 

Ao final de cada ciclo de ações dos projetos são avaliados os seus resultados, corrigido o que não funcionou e alavancado o que funcionou, assim o canal online se torna cada vez mais previsível e enxuto.

 

Agora que você conheceu esses 7 passos da ação de um consultor em vendas online, você pode estar se perguntando quais são os locais de atuação do profissional na empresa.

 

Consultor-vendas-INTERNET

 

 

 

ONDE ATUA o consultor de vendas online no seu negócio?

 

O início do trabalho de um consultor é feito junto ao setor que define a estratégia do negócio, englobando marketing, tecnologia da informação (t.i.) e comercial.

 

Assim alinhando esses 4 setores, o consultor de vendas transforma a internet em um novo canal de faturamento da empresa.

 

PORQUE é importante contratar um consultor de vendas online?

 

Você conhece algum empresário que não quer aumentar as vendas ou conquistar um número maior de clientes, e principalmente fazendo isso com o máximo de lucro junto a um profissional que tenha visão e consciência do negócio?

 

Outro ponto importante é para negócios que não possuem profissionais internos especializados nessas áreas, também possam contar com a experiência do consultor em vendas online para alcançar o crescimento das vendas do seu negócio com lucro e assertividade.

 

COMO CONTRATAR um consultor de vendas online?

 

Comece avaliando sua presença online, nós vamos montar um plano de ação para seu negócio e te mostrar quais oportunidades você tem hoje para aumentar as vendas do seu negócio e atrair mais clientes.

 

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Ou se preferir fale diretamente com o consultor.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Se você leu este artigo até aqui, acredito que foram esclarecidas as dúvidas sobre quem é o consultor de vendas online, o que ele faz e quais os resultados que entrega, além de mostrar os 7 passos de um projeto em ação, mas se você ficou com alguma dúvida deixe um comentário aqui abaixo, que ficarei muito feliz em te ajudar.

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