Como captar clientes pela internet

 

Como captar clientes é a uma das principais perguntas feitas por profissionais e empresários em todo país, e nesse artigo eu quero te ajudar a encontrar uma solução para esse problema de captação pela internet.

Hoje as empresas e profissionais liberais não querem somente atrair qualquer pessoa, eles querem captar os clientes que vão comprar e se tornar cliente.

E para atrair essas pessoas que estão boa parte do seu dia conectadas a internet, é importante primeiro corrigir os 3 grandes erros que impedem a chegada de novos interessados.

Vamos a eles.

 

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3 grandes erros que a maioria das empresas e profissionais liberais faz em captar clientes

 

 

Sua marca pode estar derrapando. Veja se o seu negócio está cometendo um dos 3 grandes erros para atrair clientes:

 

Erro 1 – Continuar usando estratégias antigas.

 

Usar o mesmo modelo que as propagandas tradicionais faziam antigamente: mostrar que as suas empresas eram as maiores e líderes de mercado, fazendo propaganda e ofertas com o famoso compre agora, compre hoje e compre de mim, porque eu sou o melhor.

 

Nesse modelo o público alvo não tinha nenhuma interação ou resposta com a marca, porém com o avanço da internet, a forma de fazer propaganda mudou.

 

Hoje o novo consumidor, quando tem contato com uma propaganda, ele tem o poder nas mãos de avaliar o que pensa sobre a marca, como foi sua experiência, e essa interação influencia diretamente em quem pretende comprar.

 

Percebeu a diferença? Antes: Eu sou o melhor. Depois: vocês decidem quem é o melhor.
A partir dessa mudança é preciso pensar estrategicamente no que será feito no mundo online, e entender como funciona cada um dos canais digitais que seu negócio vai estar presente.

 

Lembre-se sempre: Você não pode usar hoje as práticas de ontem se quiser estar no mercado amanhã.

 

Erro 2 – Depender somente de indicação pode ser um perigo.

 

Se alguém perguntasse antigamente, sobre o que era preciso fazer para captar clientes, uma provável resposta seria, faça um excelente trabalho que um cliente vai indicando outro.

 

Isso parece ótimo, porém eu preciso te dizer que depender só de indicação, pode acontecer que em um determinado momento as indicações vão diminuindo e você só vai perceber isso quando tiver sem clientes e seu negócio não consiga atrair mais ninguém.

 

Além do que, quando você depende somente de indicação, não existe controle do que vai acontecer a médio longo prazo, se sua agenda está cheia com uma semana de antecedência, você não pode prever com exatidão o que vai acontecer no mês seguinte.

 

Erro 3 – Não ter uma meta e estratégia definida.

 

Não ter uma meta e estratégia definida, e sair fazendo o que achar interessante, vai acabar atrapalhando seu faturamento, sua equipe e seu tempo, por que onde não se tem parâmetros de direção e controle dificilmente se encontrará o melhor resultado.

 

Só uma estratégia assertiva e pensada com foco em lucro é capaz de mostrar o melhor caminho para vencer, poupando os recursos e fazendo os processos serem mais eficazes.

 

Agora que você já teve contato com os 3 grandes erros que podem acontecer com seu negócio, é importante que comece o projeto de captar clientes pela internet de forma inteligente.

 

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Planejamento para captar clientes pela internet (precisa ser sólido, mas não complicado!)

 

 Você precisa considerar que a internet é um novo canal de faturamento para seu negócio e abandonar o pensamento de usuário comum, que continua cometendo os 3 erros (que eu mencionei no tópico acima) e assim começar a pensar de forma estratégica, ou seja sequenciando o que é preciso para conquistar um objetivo, então você pode começar se baseando nesses 5 pontos:

 

  •  Construa o seu perfil de cliente ideal.
  •  Avalie seus concorrentes e mercado.
  •  Desenvolva seu Posicionamento na mente do cliente.
  •  Defina como será sua Oferta.
  •  Desenvolva seu funil de vendas.

 

Quando você tiver as respostas para cada um desses tópicos, você vai estar na frente de mais de 50% dos seus concorrentes, por que muitos dos empresários que tenho conversado preferem deixar de lado essa parte, por não acreditarem que isso seja válido para seu negócio, independente do número de funcionários que tenha – eles acreditam que ninguém faz isso, mas é só um novo concorrente aparecer que ficam loucos para saber o que está acontecendo. E muitas vezes a resposta está na parte básica.

Vamos aprofundar cada um desses itens agora.

1. Construa o seu perfil de Cliente ideal

 

Um dos fundadores do Google, Larry Page, diz: “Concentre-se no cliente e tudo mais virá”, com base nisso você precisa estudar com profundidade o seu cliente, por que é ele o responsável pelo sucesso do seu negócio.

 

Uma estratégia de captação se inicia com o estudo do público alvo, ou seja, você precisa responder as perguntas sobre eles, como: onde mora, faixa de idade, gênero, suas preocupações etc. Para se aprofundar no assunto, eu elaborei um guia sobre o perfil do cliente.

 

Depois de criado o perfil, vamos entender seu comportamento na internet baseando-se nos comportamentos das pessoas quando elas usam a internet.

 

Esse comportamento é o que eu faço, você e sua família também faz, e isso acontece todos os dias na internet em todas as cidades do Brasil e do mundo.

 

  • Eles procuram por informações nos buscadores como o Google.
  • Eles consomem algum tipo de conteúdo também (texto, vídeo ou imagens)
  • Eles acessam as redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube etc).
  • Eles se comunicam por mensagens (e-mail, sms, whatsapp).

 

Você pode se aprofundar e conhecer os 4 comportamentos do usuário na internet.

 

Conhecendo a fundo seu cliente, você está na frente de mais de 90% dos negócios que querem captar clientes e vender pela internet, agora vamos para os próximos passos.

 

2. Avalie seus concorrentes e seu mercado

 

 

Entendendo o seu cliente, chegou a hora de olhar para quem está vendendo o mesmo que você, o ideal aqui é saber quem são seus concorrentes físicos (na sua cidade e região) e na internet.

 

Uma estratégia que sempre uso para iniciar os projetos é uma análise SWOT da sigla em inglês (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) e que traduzindo são os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades do seu negócio comparado aos seus concorrentes.

 

Existem muitas ferramentas que ajudam a fazer essa análise de mercado e se preferir você pode pedir minha ajuda e solicitar uma Análise de Presença Online do seu negócio.

 

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3. Desenvolva seu Posicionamento na mente do cliente

 

Avance um pouco mais nos estudos de seus concorrentes e veja como eles estão se posicionando para cada produto ou serviço, como eles estão comunicando sobre sua oferta.

 

Essa é hora de encontrar brechas: Onde eles estão errando? Existe uma maneira melhor, mais enxuta ou mais inteligente para estar presente na mente do seu público?

 

Encontrou? Então comece imediatamente a ocupar essa brecha, crie a percepção nas pessoas de que você é autoridade e referência no assunto.

 

Basicamente o posicionamento é feito primeiro na mente do consumidor, pois quem ocupar primeiro um espaço é o que será mais lembrada.

 

4. Defina como será sua Oferta

 

Se você chegou até aqui, você conhece bem o seu público, seus concorrentes e encontrou uma brecha no mercado fazendo assim seu posicionamento deslanchar, agora, pare por um 1 minuto e pense o que meu cliente precisa para comprar meu produto ou serviço?

 

Entenda que seu público pode querer várias coisas, como preço, qualidade, prazo de entrega, comprar de um especialista, ou para se destacar dos demais.

 

O que eu acredito que vá acontecer é que a compra se encaixe em uma ou também as duas situações: problema ou oportunidade. Veja abaixo mais detalhes.

 

  • Comprar para sanar uma dor / resolver problema.

 

A dor é um dos principais motivos não só para comprar, mas para tomarmos qualquer ação. Essa dor mostra que você está no caminho errado e que precisa sair dali urgente se não quiser piorar ainda mais a situação.

 

Um exemplo para isso é quando você paga e começa a frequentar a academia. Isso pode aliviar ou evitar a dor de estar acima do peso ou de não ter uma vida saudável.

 

Outro exemplo é quando você vai a um restaurante, pois você pode aliviar a dor de estar com fome como também a de não querer cozinhar.

 

  • Comprar para aproveitar uma oportunidade.

 

Nós sempre estamos em busca de oportunidades desde os tempos remotos e melhorar a nossa situação é o que sempre desejamos, mesmo que isso possa interferir na sobrevivência de nosso negócio e família,

 

Um exemplo é mudar de uma cidade pequena para uma grande, visando ter mais oportunidades de benefícios e facilidades.

 

Em muitas situações o cliente consegue encontrar motivos de dor e oportunidade no mesmo produto ou serviço e isso faz com que sua motivação para compra seja ainda maior.

 

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5. Desenvolva seu funil de vendas

 

Um funil de vendas é uma estratégia que aperfeiçoa a jornada do cliente desde o momento que ele encontra seu negócio até a decisão de comprar seu produto.

 

Com esse funil ativo você vai conduzir o visitante da sua presença online, levando o de um ponto A (onde a pessoa tem um problema e busca solução) para o ponto B (onde o problema foi resolvido).

 

Para fazer essa conversão eu vou te apresentar uma das estratégias mais usadas e validadas para diversos negócios, o método sintetizado na sigla AIDA: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

 

Vamos falar de cada um desses pontos agora.

 

CHAMAR ATENÇÃO

 

Nesta etapa do funil de vendas, você deve chamar a atenção de seu possível cliente. Este é o momento em que seus títulos, descrições e imagens devem ser extremamente atrativos para quem entrar em contato.

 

Use o estudo de perfil do cliente somado ao seu posicionamento para identificar o que o seu público quer.

 

INTERESSE

 

Neste momento seu possível cliente já foi pego pela atenção e está curioso por saber mais informações, e para despertar Interesse, desenvolva textos, descrições e vídeos que vão falar dos motivos e razões do que foi apresentado.

 

Essa é uma explicação do que você usou para chamar atenção e precisa ser clara e fazer sentido, pode ser de um determinado problema ou dor que ele está procurando curar.

 

DESEJO

 

Esta parte do funil de vendas é onde você transforma o interesse em resolver um determinado problema no desejo do seu cliente em consumir seu produto ou serviço.

 

Mostrando a ele quais são os benefícios, bônus e garantias entre outros, que seu negócio e oferta têm a oferecer, para que esse interessado tome a melhor decisão de compra.

 

AÇÃO

 

Aqui é momento da venda em si, onde é mostrado a solução do problema que ele possui, e o convite para que faça a ação da conversão, ou seja, a ação que se deseja, pode ser a entrada numa lista ou a compra de um produto ou serviço.

 

Chegou a hora de colocar em prática os estudos de Cliente, Mercado, Posicionamento, Oferta e funil de vendas, mas antes veja um exemplo de como funciona na prática.

 

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O seu negócio quer o final dessa história?

 

Sábado á noite, Mariana* (nome fictício), está com sua família e com muita fome, eles resolveram pedir uma pizza, então ela entra na internet (normalmente pelo celular) e digita “pizza de calabresa no bairro / cidade onde mora”, usando o buscador que costuma usar (por exemplo: google) vai mostrar imediatamente onde estão as pizzarias que possuem pizza de calabresa na região da cidade onde ela mora.

 

Mariana então escolhe um dos links com informações que chamaram sua atenção, entra no site e descobre uma pizzaria com informações sobre as pizzas, sabores, preços e condições de pagamento que ela deseja.

 

Para não ter dúvida de sua escolha ela entra nos outros sites listados, compara as informações e faz sua escolha.

 

Resultado: a presença online da pizzaria ajudou o cliente a entrar em contato e fazer uma compra.

 

Perceba que usando o celular, ela escolheu uma das opções da lista do buscador (google) e visitou um site, depois encontrou as informações que queria e entrou em contato.

 

Esse exemplo acontece todos os dias para as pessoas que buscam uma solução para seus problemas online e isso é apenas um modelo de estratégia para captar clientes pela internet.

 

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O que fazer para começar bem a captar clientes pela internet

 

Essa é a maneira inteligente que eu coloco em prática nas minhas estratégias:

 

Conhecendo o comportamento do cliente, você precisa ser encontrado por eles de forma profissional, em sites e redes sociais (inicialmente).

 

A velocidade que você precisa de resultados é um dos pilares que direcionam a estratégia, e assim você saberá se precisará de anúncios, para acelerar o projeto ou não.

 

No estudo de mercado, concorrentes e posicionamento, agora você vai criar informações que chamem a atenção do seu público para no momento que te encontrarem acontecer à conversão de visitantes em interessados (seja entrando em contato direto ou deixando e-mail).

 

Depois de encontrado, dependendo da estratégia adotada, seu negócio vai se relacionar com conteúdos e mensagens, e, poderá entregar informações úteis para seu público e prepará-los para as ofertas, então uma parte deles vão se converter de interessados para clientes.

 

Construindo seu funil de vendas, é desenvolvido um caminho de atração, relacionamento e oferta para fazer com que o cliente possa comprar mais outros produtos e serviços.

 

Agora que você viu todos os pontos do planejamento inteligente, chegou a hora ver como funciona para cada tipo de negócio, por isso adaptamos a estrutura básica para cada estratégia específicas. Vamos a elas.

 

Como atrair clientes pela internet para coach

 

 

Se você é coach que vende consultorias, e que estão buscando ter mais agendamentos na sua agenda com uma estratégia enxuta, esse conteúdo é para você.

 

Esse modelo foi desenvolvido e validado, pela formação de Experts em Vendas Online a qual eu faço parte para que o coach aproveite de maneira mais inteligente, segura e lucrativa.

 

Essa captação de clientes foi planejada para solucionar 3 grandes problemas:

 

  • Coach não precisa sair do foco da transformação da vida das pessoas para ser um infoprodutor.
  • Coach não precisa ter atendimentos iniciais longos para ter agenda cheia.
  • Coach não precisa de volume, mas sim de qualidade.

 

Para que seja entendido cada um desses pontos eu fiz um rápido vídeo com os detalhes dessa estratégia.

Como atrair clientes pela internet para consultórios e clínicas de saúde.

 

Você é dentista, médico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo ou outro profissional de saúde que faz atendimentos em consultório próprio ou em parceria, eu fiz esse conteúdo para você nunca mais sofrer com falta de clientes.

 

Para que essa aquisição de clientes funcione você vai precisar construir os 4 pilares essenciais:

 

  1. Você precisa ir onde o seu público está.
  2. Desenvolver Pontos profissionais.
  3. Criar Conteúdo único e original.
  4. Distribuir Mensagens direcionadas.

 

Nesse vídeo eu quero te apresentar quais problemas esses 4 passos resolvem, além do INGREDIENTE SECRETO que seus conteúdos precisam ter, e meu convite a solução. Assista:

 

 

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