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Oi Doutor (a) eu quero falar com você que deseja ter um consultório ou clínica próspera, mas antes de falar sobre como atrair pacientes para o consultório, eu acredito que você já tenha ouvido a música da Pitty alguma vez:

“Eu quero sempre mais”.

Você pode estar se perguntando, mas o que essa música tem haver com consultório ou clínica?

Acredito que essa música traduza o que você quer para seu negócio hoje, que tenha muitos clientes, se destaque entre seus colegas de profissão e esteja crescendo sempre mais.

Assim como você, em todo o Brasil, existem profissionais de saúde experientes e iniciantes, e todos os meses esses profissionais travam as mesmas batalhas, ou seja, a de atrair novos clientes.

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Alguns se inspiram no modelo de quanto mais instrução melhor para se diferenciar dos concorrentes e vender, quando na verdade não é somente a parte técnica que faz a diferença, mas sim a de ser visto pelas pessoas como a melhor opção.

A Estratégia é simples, para ser a melhor opção do seu público você precisa atrair a atenção deles e mostrar que você tem uma solução única dentro do seu mercado.

E como fazer isso?

Provavelmente você já deve ter perguntado para alguém qual a melhor maneira para atrair pessoas para seu negócio, e acredito que muitos lhe disseram para fazer panfletos, propagandas em jornais, entregar cartão de visita e não tenho dúvida que esses meios vão dar algum resultado.

Imagine que você escolheu um desses exemplos acima, então me responda essas perguntas rápidas:

  • Você sabe exatamente quantas pessoas vão ver?
  • Quantas dessas pessoas que viram a propaganda entraram em contato com você?
  • Quantas dessas pessoas que entraram em contato realmente se tornaram clientes?

Acredito que com qualquer um dos exemplos que mencionei, você não tem controle e se você não está controlando a entrada de clientes, você fica sempre refém da sorte e isso enfraquece qualquer negócio.

Agora imagine que você seja visto somente por quem está interessado no que você vende, e pode decidir quantos novos clientes você quer atender, acredito que essa solução seria incrível, não é mesmo?

Será que o seu público está na internet? A resposta é SIM, veja o porquê:

116 milhões de pessoas usam a internet no Brasil (dados de 2018).

94% das pessoas que usam internet no Brasil buscam informações sobre seus problemas de saúde, e querem encontrar o profissional ideal para solucioná-los. (dados de 2018).

127 milhões de pessoas usam o Facebook. (dados de 2018).

Agora que você sabe que seu público usa a internet, e também no facebook, para buscar informações sobre seus problemas de saúde, e desejam encontrar o profissional ideal para solucioná-los.

O que você precisa fazer para atrair pacientes para consultório é mostrar para essas pessoas que você é a melhor opção.

Imagine agora que você não precisa perder tempo com ações sem controle, mas sim fazer ações que vão trazer as pessoas que precisam de tratamento de saúde e que querem fazer isso com você.

Então pensando nisso eu construí esse artigo para te mostrar como atrair essas pessoas para seu consultório e como ter controle de aquisição através da internet, iniciando pelo Facebook.

Eu quero te mostrar uma estratégia que aprendi na minha especialização, os 4 passos para criar um sistema de aquisição de clientes com o facebook.

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PASSO 1: Quem são e onde estão as pessoas que compram?

Você precisa levar a mensagem certa, para o público certo no momento certo.

Para saber quem são os vários tipos de públicos que você possui, recomendo construir o perfil ideal de quem você deseja atrair, e para fazer isso acesse o meu guia como fazer perfil de clientes, e construa o seu.

O que faz a diferença entre sucesso e fracasso do seu negócio não é buscar os locais que as pessoas estão, mas sim saber qual o comportamento das pessoas, e se tornar presente ali.

Veja ao seu redor, o que mais você vê hoje são pessoas usando celular, em casa, no trabalho, em todo lugar elas estão conversando com seus amigos, entrando na internet, e também estão procurando respostas para seus problemas.

Como eu falei no artigo: 5 erros cometidos em consultórios que podem entregar seus clientes para os concorrentes, existem 4 pontos que refletem o comportamento das pessoas quando usam a internet.

  1. Entram em buscadores como o google.
  2. Escolhem e consomem conteúdos (artigos, vídeos, imagens e áudios).
  3. Acessam redes sociais.
  4. Trocam Mensagens (e-mail, sms, messenger e whatsapp).

Então no momento que você construiu o perfil dos seus clientes, se você identificou que eles usam as redes sociais como o Facebook, então vai poder aproveitar mais ainda esse artigo.

Mesmo que você já tenha um site, ou outras redes sociais, então ter uma conta profissional no Facebook é quase uma obrigação.

E também um dos melhores caminhos para colher resultados financeiros primeiro, para só depois fazer investimentos é aqui, porque você não tem custo algum para iniciar.

Já que não precisa investir em itens que são fundamentais para site, como domínio e hospedagem, porém inicialmente precisa seguir as recomendações da política de privacidade para não ter sua conta penalizada ou excluída.

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PASSO 2: Para consultórios profissionais, tenha uma página competente no Facebook.

Assim como seu potencial cliente encontra profissionalismo quando vai ao seu local de trabalho, ele também precisa ter a mesma ideia em todos os outros locais que você estiver presente.

Sabendo que você precisa estar no facebook, agora seu consultório ou clínica não pode mais ser visto como uma pessoa, mas sim como um negócio.

O controle da entrada de novos clientes começa aqui.

E então vai precisar criar uma página profissional do zero ou transformar seu perfil do consultório ou clínica caso esteja como uma pessoa em uma Fanpage.

Compare os 5 motivos para usar uma Fanpage em seu consultório.

Negócio em Página Pessoal Negócio em Fanpage
Não têm dados e estatísticas do seu negócio Possui dados e estatísticas da página, público, investimentos, conversas etc.
Seus Posts alcançam até 1% dos seus amigos. Seus Posts podem aumentar o alcance com anúncios e impulsionamento.
Não tem segmentação de público Possui segmentação de público
Quantidade de até 5000 pessoas Quantidade ilimitada de pessoas.
O acesso à página depende de autorização do proprietário. O acesso depende da pessoa curtir a página.

Escolha e clique em uma das opções abaixo para criar uma página ou converter seu perfil em página:

Criar página

Converter página


“A primeira impressão é a que fica”, então construa sua Fanpage profissional.

Agora que você tem uma Fanpage, veja que ela tem informações básicas e avançadas que precisam ser preenchidas de forma estratégica para que cumpra seu papel de canal de atração de clientes.

Na imagem seguinte eu marquei em vermelho quais são as informações que precisam ser configuradas ou incluir imagens de perfil e da capa.

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1. Imagem do perfil (Barra Lateral): Essa imagem estará presente em todos os posts que fizer, então se possível não coloque nomes e números aqui, e sim a sua foto profissional de frente.

2. Imagem da capa: Essa é a imagem que vai aparecer no topo de sua página, é a que chama mais atenção, minha sugestão é que coloque algo relacionado à sua área, principalmente tendo consciência do seu código de ética.

3. Campo “Sobre” (Barra Lateral): Coloque o link do seu site (caso tenha um), apresente seu negócio, há quanto tempo estão no mercado, endereço, número do registro profissional, sua formação, especialidade, número de telefone e endereço de e-mail.

4. Caixa de Entrada: Essas são as mensagens que você vai enviar e receber dos seus fãs, as mensagens inbox aparecerão aqui, também é o local que pode ser feito a moderação das mensagens recebidas.

5. Notificações: Aqui, você terá acesso a todos os sinais sociais, como quem curtiu, comentou, compartilhou suas ações e posts.

6. Informações (insights): Aqui estão as estatísticas de sua página para que você possa ter acesso a todas as informações, aqui também é o início do controle a entrada de pessoas em seu negócio através do facebook.

7. Ferramentas de publicação: Aqui você faz a programação dos seus posts, entre outras informações.

Conheça as 5 ações que profissionais ainda fazem no facebook para você NÃO REPETIR!

1.Continuar agindo como vendedor que oferece somente ofertas tentando fazer a venda a qualquer custo, esquecendo que seu público usa o facebook para entretenimento e que as pessoas não estão ali para ver propaganda sempre.

2.Fazer ações de qualquer jeito ou fazer com baixa qualidade, (acredito que isso dispensa maiores explicações).

3.Não dar atenção e ignorar as Informações da parte “insights”, sobre o que acontece na sua página, com isso você não tem controle, e a sua página pode não lhe ajudar a atrair clientes, caso mantenha ações que as pessoas não interajam.

4.Não responder mensagens, comentários e postagens na sua página, é o mesmo que não fazer um bom atendimento no seu consultório.

5.Não construir uma estratégia de conteúdos variados entre textos, imagens e vídeos. Falaremos mais desse tópico no 3º passo.

DICA DIAMANTE:

Seja encontrado pelas pessoas interessadas sem gastar 1 centavo.

As pessoas já sabendo como funcionam os buscadores como o Google, estão fazendo buscas específicas também no Facebook, então para aproveitar essa demanda use uma das minhas estratégias secretas para ser incluída na sessão “Sobre” e “História”.

Digite a sua profissão (aquela que é identificada pelo público) e sua cidade de atendimento e caso seja uma cidade com mais de 100.000 habitantes inclua também os bairros onde moram os clientes que seu consultório ou clínica já atende. Basta escrever separando cada um desses locais pulando uma linha.

Exemplo:

  • Dentista em Tatuapé São Paulo
  • Nutricionista em Centro Ribeirão Preto
  • Dermatologista em Pirassununga
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PASSO 3: Torne-se único e atraente em seu mercado.

Aqui você vai se diferenciar dos concorrentes e construir um processo de atrair potenciais clientes pela entrega de valor único.

Antes de começar esse passo, imagine que você está com um problema de saúde que precisa de solução rápida, mas você não sabe quem pode te ajudar, então você começa a procurar e se pergunta:

“Por que eu vou escolher o Dr. Fulano?”

É essa pergunta que seus clientes fazem todas às vezes, antes de se decidir eles estão comparando os pontos fortes e fracos de todos os profissionais, então avalie você:

  1. Quem são seus concorrentes e o que eles oferecem?
  2. Eles demonstram confiança?
  3. Quais são seus preços e formas de pagamento?
  4. O que eles transmitem na sua comunicação?
  5. Existem reclamações? O que dizem?
  6. Qual sua experiência na profissão?
  7. Como e onde é o seu consultório ou clínica?

Agora que conheceu alguns pontos dos seus concorrentes, você tem um caminho para se diferenciar deles e se tornar a melhor opção.

Um ponto importante aqui, é saber se posicionar como “sou um profissional que entrego resultado” ao contrário de ser conhecido como “sou o mais barato”.

Comece a construir seu processo de atração, com uma das estratégias que mais funcionam para profissionais da saúde, que é a de divulgar conteúdo ao seu público.

Esses conteúdos precisam cumprir 3 objetivos: ser interessantes, ser objetivos e serem simples de entender pelo público leigo e assim você demonstra a todos que é um profissional competente falando com profundidade com a maior clareza possível.

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Saiba as 7 RECOMENDAÇÕES de conteúdos para NÃO FAZER.

  1. Que mostram algum tipo de sofrimento ou dor da pessoa.
  2. Que contenham sangue ou partes internas do corpo.
  3. Durante procedimentos cirúrgicos.
  4. Com equipamentos cortantes ou perfurantes.
  5. Que não esteja de acordo com seu código de ética.
  6. Que não seja relacionado à sua área de atuação. (Ex: política)
  7. Que contenham informações sem profundidade, fazendo com que seu público encontre isso nos seus concorrentes.

Agora que você sabe o que NÃO FAZER, vamos a algumas perguntas que sempre recebo e que vão te auxiliar no planejamento do seu conteúdo.

ANTES UM AVISO: Para você que quer vender e não faz conteúdos.

Quando você acaba de conhecer alguém, você a pede em casamento? Acredito que não, você precisa primeiro conhecer, namorar, noivar e depois casar.

Com um tratamento de saúde é a mesma coisa, o conteúdo é um dos responsáveis por fazer essa transição das pessoas que não te conhecem para aquelas que fazem seus tratamentos, então você precisa construir conteúdos.

Qual é a QUANTIDADE DE POSTS que devo publicar?

Pense no momento que você estiver com a agenda cheia, qual vai ser a frequência que pretende manter. É essa frequência que recomendo que comece agora, e vá aperfeiçoando à medida que tem feedback do público.

Qual MELHOR HORÁRIO para publicar?

Lembra que eu falei para avaliar as informações (na parte insight) da Fanpage? Então, você pode acessá-las em: informações e na coluna lateral em Publicações, aqui é o local que mostra o gráfico com os melhores horários.

Os horários de pico geralmente estão entre 12h e 19h.

Qual TAMANHO DO POST ou do vídeo?

Eu acredito que não existe vídeos ou textos longos, o que existe são conteúdos chatos e desinteressantes, então comece a construir conteúdo e vá modificando à medida que receber feedback do seu público.

Quais os 7 tipos de posts que CHAMAM ATENÇÃO das pessoas?

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1. INSPIRAÇÃO:

Mostre qual sua visão sobre o assunto de livros, frases, peças de teatro, filmes, textos, revistas e outras formas de entretenimento e cultura que possa ser do interesse dos seus clientes.


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2. APERFEIÇOAMENTO:

Demonstre para seu público que você continua se aperfeiçoando e participando, seja como aluno(a) ou instrutor(a), em cursos, congressos, seminários, palestras e afins.


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3. INFORMAÇÕES E DICAS:

Construa conteúdos úteis da sua área de atuação que são relevantes e despertem a curiosidade do seu público.


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4. BASTIDORES:

Divulgue os “mimos”, de como é seu consultório ou clínica por dentro, quem é a equipe, o que vocês comemoram, quais são os destaques e itens exclusivos, que só quem é seu cliente possui.


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5. RELACIONAMENTO:

Use os posts para entreter e se relacionar com o público sem tocar sempre no assunto da área de saúde, veja alguns exemplos: Fazer perguntas, pesquisas, completar uma frase, o que te representa, etc.


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6. PARCERIA:

Quem são os outros laboratórios, consultórios ou clínicas que você frequenta e te marcam de alguma maneira? Quem são os profissionais da sua ou de outras áreas que você recomenda, ou que podem ser úteis e fortalecem o seu tratamento?


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7. OFERTA

Como fazer ofertas ou ações que convertam pessoas em seus clientes? (considerando que a maioria dos códigos de éticas não aprovam a ação de vendas e ainda podem autuar o profissional em sua clínica ou consultório).

Reveja a imagem acima, um profissional de saúde está explicando algo para alguém.

E é essa mesma ação que deve ser construída para seu público, com a única finalidade de instrução. Eu poderia te mostrar vários motivos para explicar isso, mas o que eu acredito ser a principal razão é:

O conteúdo conduz ao próximo passo.

Em outras palavras, você não precisa fazer oferta alguma, por que quando o público começar a “consumir” seus conteúdos e entender o que você diz, elas vão ter encontrado em você, o profissional capaz de ajudá-los nas questões de sua própria saúde ou ainda recomendá-los a quem precisar.

Porém…

O conteúdo precisa ser construído com cuidado, assim você leva a mensagem certa, para o público certo.

  • A mensagem certa: é a que eles estão procurando.
  • O público certo: sãos as pessoas que fizeram a busca.

Reveja o primeiro erro do artigo 5 erros cometidos em consultórios.

Erro 1 – Atendimento Professor Ptolomeu (Professor Ptolomeu é o personagem da Escolinha do professor Raimundo da Rede Globo).

Construir toda a comunicação seja falada ou escrita, de forma clara pensando nas pessoas que podem vir a ser seus pacientes, e não focando nos profissionais da sua área de atuação.

E como fazer isso?

Se escolher fazer vídeos, comece usando seu próprio celular em seu consultório ou clínica. Escolha um ambiente com ótima iluminação e com o mínimo de barulho possível.

Recomendo que construa roteiros que demonstrem autoridade no assunto, e também para guiar seu raciocínio para não se perder no desenvolvimento do conteúdo.

Recomendação de Roteiro para profissionais de saúde de consultório e clínicas:

  • Construa o título para chamar atenção do seu público;
  • Aborde especificamente o problema;
  • Fale com clareza sobre sua causa;
  • Comente sobre as possíveis soluções.

MAS ATENÇÃO: Você precisa consultar seu código de ética para saber o que pode ou não usar.

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“Quando virem seu conteúdo, eles não vão desgrudar de você”.

PASSO 4: Construa conteúdo preciso e atrativo.

A atração de clientes de sucesso é feita para levar a mensagem certa (seu conteúdo) para o público interessado (que se interessa pelo tema), no facebook isso é feito através de investimentos e vá escalando os investimentos através dos resultados à medida que tiver retorno financeiro.

Tenha consciência que o facebook é uma plataforma social para as pessoas e de investimento para os negócios.

Isso acontece por que seus posts geralmente vão alcançar somente 1% dos seus fãs, esse número de pessoas aumenta quando você investe financeiramente em anúncios e impulsionamentos.

Você precisa fazer com que seus conteúdos cheguem às pessoas certas, ou seja, o público ideal que está interessado em fazer o seu tratamento, minha sugestão é que comece investindo por dia em torno de R$ 5,00 – e à medida que tiver retorno financeiro, escale os valores.

Esse é o passo de sucesso que seu negócio precisa, e somente os posts publicados de uma Fanpage terão a opção “Impulsionar publicação”.

Como você já criou o perfil do seu público no passo 2, e sabe o que seus concorrentes estão fazendo para se diferenciar no passo 3, agora é hora de colocar essas informações nas opções de segmentação de anúncios e impulsionamento do facebook.

É sempre bom relembrar que você precisa estar atento ao que diz seu conselho de ética sobre propaganda, marketing e divulgação online ou off-line, então abaixo você pode acessar os links de alguns conselhos:

CFM Conselho Federal de Medicina
CFFA Conselho Federal de Fonoaudiologia
CFN Conselho Federal de Nutricionistas
CFF Conselho Federal de Fisioterapia
CFO Conselho Federal de Odontologia
CFP Conselho Federal de Psicologia

Conheça 10 ações PROIBIDAS sobre divulgação (em geral*).

*Assim é de responsabilidade do profissional, verificar as normas do seu conselho e avaliar se essas ações são para sua classe profissional.

  1. Fazer Publicidade e propaganda enganosa.
  2. Fazer Imagens de antes e depois.
  3. Fazer Preços e formas de pagamento.
  4. Ofertar Serviços gratuitos.
  5. Anunciar especialidades que não possua registro ou sem reconhecimento do conselho.
  6. Criticar outros profissionais.
  7. Fazer consulta, diagnóstico ou plano de tratamento online.
  8. Expor dados ou imagens que identifiquem o paciente.
  9. Fazer sorteios ou anunciar serviços como prêmio em concursos de qualquer natureza.
  10. Oferecer serviços através de cartões de desconto, sites promocionais ou compras coletivas.

Além de seguir as recomendações da política de privacidade do Facebook para não ter sua conta penalizada ou excluída.

Agora vamos fazer um exemplo de como seria impulsionar um post que está na sua fanpage.

O Sucesso do seu post depende da construção com excelência do uso de textos, imagens e/ou vídeos, e uma opção de estratégia conhecida no marketing é a estrutura A.I.D.A.:

A Chamar Atenção
I Criar o Interesse
D Desenvolver o Desejo
A Direcionar para uma Ação

Esse é um exemplo fictício de como ficará o resultado de um post impulsionado dentro do facebook, seguindo essa estratégia.

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Nesse exemplo fictício com o título de “Mulheres de Poder” foi estruturado nas 4 partes da fórmula A.I.D.A.:

1. Chamar Atenção:  No título “Mulheres de poder”.

2. Criar o Interesse:  “Nossas mulheres comemoram todos os dias…”

3. Desenvolver o Desejo: “Conheça as técnicas para se tornar ainda mais essa mulher”.

4. Direcionar para uma Ação: “Learn more” com link “do meu consultório”

Para encontrar modelos de imagens você pode usar uma ferramenta gratuita como o canva.

Agora com o texto e imagem construídos entra a 2ª parte, que é a de fazer com que essa mensagem vá para o público interessado.

No seu post vá em “Impulsionar publicação”.

Na construção do público, não escolha nenhuma das opções abaixo:

  • Pessoas que você seleciona através de direcionamento
  • Pessoas que curtiram sua Página
  • Pessoas que curtiram sua Página e amigos delas

Clique direto em “criar novo público”.

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Comece a definir:

Gênero, faixa de idade, cidade e raio de abrangência – o ideal é que o ponteiro esteja na faixa verde (entre específico e amplo).

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Defina também dados demográficos, interesses e comportamentos caso já tenha essas informações, recomendo que comece com até 5 critérios para ir se familiarizando e testando a resposta do público.

Depois clique em “salvar”.

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Defina o tempo que esse impulsionamento ficará no ar, o valor total investido e a forma de pagamento.

E depois aperte em impulsionar, assim você vai receber uma mensagem que o anúncio passará por um processo de avaliação e entrará no ar, ou precisará ser corrigido.

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Checklist

Como atrair pacientes para o consultório usando o facebook, veja a lista completa do que fazer:

Passo 1: Quem são e onde estão as pessoas que compram?

– Identificar quem é seu público ideal.
– Começar a ser presente para seu público que está nas redes sociais.
PASSO 2: Para consultórios profissionais, tenha uma página competente no Facebook.
 
– Criar Fanpage.
– Configurar a página com imagens de perfil e capa de alta qualidade.
– Preencher o campo “Sobre” com todas as informações mencionadas e incluir também a dica “diamante vermelho”.  
PASSO 3: Torne-se único e atraente em seu mercado.

– Avaliar seus concorrentes.
– Planejar quais conteúdos serão feitos por mês.
– Publicar os conteúdos e acompanhar o insight da Fanpage.  
PASSO 4: Construa conteúdo preciso e atrativo.

– Rever as normas do seu conselho antes de construir anúncios.
– Escolher segmentação para o público baseado no perfil.
– Começar a impulsionar seus posts para colocar a mensagem certa para o público certo.  

IMPORTANTE:

Esse conhecimento ajuda a construir e controlar a aquisição de clientes, através do facebook, para que sua clínica ou consultório seja ainda mais próspero.

Agora que você sabe o que fazer, acredito que tenha 3 opções: 

  • Decidir não usar.
  • Colocar em prática.
  • Pedir meu auxílio e se candidatar para disputar uma vaga e ser um dos profissionais que ajudo a criar esse sistema de aquisição de clientes.

E assim vamos desenvolver seu CANAL LUCRATIVO de aquisição de clientes no facebook e criar uma PARCERIA ÚNICA sem concorrências com outros profissionais da sua área de atuação na sua cidade.

Utilizando esses 4 processos para seu consultório ou clínica:

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Somente 1 profissional por especialização por cidade, e eu faço isso  por um único motivo: eu não crio concorrência com meu próprio método.

Se você deseja ser escolhido (a), clique no link abaixo e responda uma rápida pesquisa para que eu possa conhecer mais sobre você e seu negócio e agendarmos uma reunião para iniciar o projeto.

Aumente seus agendamentos com o Facebook: Candidatura

Conclusão

Nesse artigo você aprendeu os 4 passos de como atrair pacientes para o consultório.

E também:

  • 5 motivos para usar uma Fanpage em seu consultório.
  • 5 ações que profissionais ainda fazem no facebook para você NÃO REPETIR.
  • 1 Estratégia secreta (diamante vermelho).
  • 7 RECOMENDAÇÕES de conteúdos para NÃO FAZER.
  • 7 tipos de posts que CHAMAM ATENÇÃO das pessoas.
  • 10 ações NÃO PERMITIDAS sobre divulgação (em geral*).

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