Como costumo fazer em alguns artigos quero passar minha experiência sobre vender pela internet, eu já li vários artigos e livros, e em nenhum deles encontrei informações sobre o que é e também o que não é vender pela internet, e ainda fornecer dados reais e confiáveis do tamanho do mercado de consumidores na internet no Brasil.

Aproveitei esses temas e acrescentei  4 dicas que são importantes para quem quer começar a fazer vendas online, confira abaixo.

 

O que é, e o que não é vender pela internet?

 

É muito importante que você tenha conhecimento de que as vendas online não são somente para quem tem uma loja virtual (e-commerce), em que a venda ocorre 100% no site, isto é, sem contato algum com vendedores, mas também existe outro tipo de vendas pela internet em que a pessoa chega até o site da empresa, conhece o produto ou serviço e entra em contato pedindo orçamentos.

Nesse caso sua empresa pode colocar várias informações sobre o produto ou serviço, mostra detalhes de uso e manutenção e ainda pode colocar avaliações de outros compradores, porém o fechamento da compra é feito exclusivamente entrando em contato com o setor de vendas da empresa.

 


Conheça o artigo: 10 dicas para melhorar experiência de compra em lojas virtuais, você pode adaptar essas dicas mesmo que seu negócio não seja uma loja virtual.


 

Vejo que vender pela internet é entregar a melhor solução para quem está procurando por ela, é também aperfeiçoar o site com o uso das imagens, vídeos e textos, atribuir rapidez na procura por informações oferecendo uma experiência única, para que a pessoa veja em seu site de negócios um ponto de contato antes e depois da venda, e com isso criar consistência para que ela volte a comprar novamente.

 

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Da mesma maneira vejo que vender pela internet não é ficar sentado e esperar resultados só porque tem uma loja virtual ou site com uma solução ou produto, com imagens de má qualidade e textos superficiais, não corrigindo erros que possam aparecer, ou não se adequar a novas políticas de qualidade dos buscadores, com essas atitudes seu negócio  dificilmente vai encontrar na internet  uma nova fonte de faturamento.

 


Para complementar sua leitura: Conheça os hábitos das pessoas na internet


 

Qual o tamanho do mercado consumidor na internet?

 

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Agora chegou a hora de você saber o tamanho do mercado consumidor que está presente na internet, estima-se que só no ano passado (2015) o mercado de usuários de internet no Brasil chega a mais de 120 milhões e esse número continua a subir.

Sendo que a quantidade de consumidores na internet do Brasil foi de 51,3 milhões que fizeram ao menos uma compra, ou seja, no mínimo uma entre duas pessoas que usam a internet compraram algum produto ou serviço.

Agora que você sabe desses números, é fundamental para seu negócio ter presença online na internet e começar fazer negócios, então considere usar as 4 dicas que listei abaixo.

 

O que é importante considerar, para seu negócio começar a fazer vendas online?

 

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É muito importante que no início do processo de vendas você tenha em mente que a internet pode ser o seu melhor vendedor se você considerar que seu cliente precisa encontrar a melhor solução para o problema que ele quer resolver com você, portanto seu produto ou serviço é a ponte entre o problema e a solução.

Veja essas 4 dicas que não podem faltar para fazer vendas online:

Dica #1 – Ser encontrado.


Agora que você já sabe o tamanho do mercado consumidor, pode parecer óbvio essa dica, mas se você não for encontrado nos buscadores e mídias sociais, não terá como fazer qualquer tipo de vendas pela internet, portanto construa sites, blogs, páginas em mídias sociais e se relacione também por e-mails e consiga vários pontos de contato com seu cliente.

 

Dica #2 – Ter um site com excelente usabilidade.

 

A pessoa que encontra seu site precisa encontrar credibilidade nas informações, textos e imagens que você apresenta, além do mais, o tamanho da fonte e a cor precisam ser de fácil entendimento, e ainda, os pontos de contato com seu departamento de vendas, como telefone e e-mail precisam estar presentes na página inicial e em cada página dos produtos.

 

Dica #3 – Investir em tráfego (pago e orgânico)

 

A quantidade de pessoas interessadas que entram em contato com seu negócio é que indicará seu sucesso, para isso existe o tráfego pago que é feito com anúncios em links patrocinados, e também o tráfego orgânico (que não depende de anúncios) ambos são feitos em buscadores como o Google e também em mídias sociais.

 

Dica #4 – Tenha controle de como seu site está sendo usado pelo usuário.

 

Use uma ferramenta para analisar e controlar o comportamento do usuário no seu site, quais são as páginas de entrada e saída, a quantidade de pessoas e as fontes de tráfego separado por canais, uma ferramenta gratuita e das mais usadas para isso é o Google Analytics. (Conheça sobre essa ferramenta aqui).

 

Finalizando

 

Agora que você já sabe qual o tamanho do mercado consumidor da internet, e percebeu o que é e o que não é vender pela internet, coloque essas 4 dicas em prática para começar a vender pela internet e melhorar seus resultados.

Você pode se interessar em conhecer uma consultoria que atende todos esse pontos, veja aqui.

Você também pode se interessar por: como aumentar seu faturamento com uma estratégia simples.

 

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