O que é a Black Friday?

A Black Friday é feita toda última sexta-feira do mês de novembro (dura apenas 1 único dia), é uma data de vendas feita no Brasil para copiar o mercado dos Estados Unidos, por lá dão descontos diferenciados (acima de 70%) nos produtos para renovar o estoque para as vendas de natal.

A Black Friday no Brasil já não é vista pelos compradores com bons olhos, porque ficou conhecida como “Black fraude” e também “a metade do dobro”, isto é, não há descontos diferenciados, e muitas vezes a empresa não percebe que tentando vender a todo custo, perde a credibilidade.  Veja o que aconteceu com algumas grandes marcas.

Continue lendo e nos próximos tópicos você vai descobrir o que realmente é melhor que a Black Friday e se você lojista deve fazer ou não essa estratégia.

O que é melhor que Black Friday?

 

 

Já vimos que a Black Friday acontece em um único dia, mas a sua loja não quer vender apenas uma única vez, ela quer vender sempre, (parece óbvio) mas para ter clientes sempre é preciso tratá-los com respeito sempre, se a marca distorcer os preços, isto é, fizer com que os preços subam para somente no dia da Black Friday baixar para ser mostrado que houve desconto, ela perde credibilidade.

 

A próxima data comercial para compras é no natal, 25 de dezembro, exatamente um mês após a Black Friday, agora entenda meu raciocínio, você comprou na Black Friday e a marca B distorceu o preço (te enganou) para vender mais, agora o cliente tem o décimo terceiro salário para fazer compras, será que ele vai voltar e comprar com a marca B ou vai procurar outro lugar ?

 

Vender ou não vender na Black Friday eis a questão?

VENDER-OU-NAO-VENDER-NA-BLACK-FRIDAY-banner

 

Você lojista que está se preparando para vender no fim de ano, pode fazer parte da moda e vender no Black Friday, e marcar o cliente com uma boa ou má estratégia de vendas com possível ideia de renovar seu estoque para compras de natal, ou decidir não participar dessa data e trabalhar as vendas somente para o natal.

 

Na Black Friday o consumidor tem o incentivo do desconto para antecipar as compras de fim de ano, porque em muitos casos o lojista está renovando o estoque, já no natal o consumidor tem o incentivo do décimo terceiro salário para fazer suas compras.

 

Veja bem, se você lojista consegue colocar preços realmente menores, então participe da Black Friday, você vai se destacar no mercado e deixar seu cliente feliz porque sabe que sua marca é confiável, e no natal poderá  ter ainda melhores resultados já que tem credibilidade.

 

Agora, se você lojista não consegue colocar os preços menores no dia da Black Friday, porque suas estratégias de vendas e renovação de estoque são diferentes do mercado, então fique de fora, porque é muito melhor o cliente comprar sempre e ter sua empresa como opção, do que comprar uma única vez e perder o cliente para sempre.


Você pode se interessar também: Descubra quais são os 4 setores de sua empresa não podem ficar sem Whatsapp. 


 

Conclusão

 

Nesse artigo você conheceu o que é a Black Friday, de onde essa estratégia se originou e quando ela acontece, e ainda identificou qual é a melhor opção para realizar essa estratégia em novembro, conheceu também um novo ponto de vista sobre momentos de compra com a visão do cliente.

 

Orientar o lojista para melhorar seus resultados e aumentar seu número de clientes é uma das funções do Consultor de vendas, se você lojista quer estar á frente dos seus concorrentes e vender todos os dias, comece com uma avaliação gratuita, eu entrarei em contato para lhe mostrar as melhores estratégias de como tornar seu negócio uma referência do seu mercado.

Comments

comments

Shares
Share This