Como aumentar as vendas pela internet

 

Quantas vezes você já passou pela situação de tentar vender para uma pessoa que acabou de conhecer e recebeu uma resposta negativa? Isso é frustrante para qualquer negócio, mas se você soubesse como aumentar as vendas pela internet usando uma “jornada de vendas” nós acreditamos que suas vendas vão aumentar muito.

 

Vou direto ao ponto nesse conteúdo para te mostrar:

 

  •  O que é uma jornada de vendas?
  •  Os dois únicos motivos que fazem você e seu cliente comprarem.
  •  Aplicando os motivadores para aumentar as vendas online.
  •  Migrando do Investimento de tempo para financeiro.
  •  Aumentando os valores progressivamente.
  •  Exemplo prático: Como aumentar as vendas para Pet Shop.

 

Vamos lá!

 

O que é uma jornada de vendas?

 

Jornada de vendas é uma estratégia que uso na consultoria de campanhas de vendas online com o foco de aumentar o faturamento de uma empresa ou um profissional, mesmo se a oferta é para serviço ou produto e consequentemente aumentar as vendas usando a internet.

 

Essa jornada de vendas está ligada diretamente a conquistar dois objetivos que se completam, sendo que o primeiro deles é a quebra de uma das barreiras básicas da venda, ou seja, a construção de confiança e o segundo objetivo é a motivação para fazer uma ação.

 

Vejamos mais detalhes abaixo. 

 como-alavancar-as-vendas-online-motivos

 

Os dois únicos motivos que fazem você e seu cliente comprarem.

 

Por vários anos tenho estudado porque as pessoas compram alguma coisa seja em lojas físicas ou na internet, seja um produto ou serviço, e foi depois de investir muito tempo em treinamentos e livros que descobri que só existem dois fatores para comprar alguma coisa: a dor ou o prazer.

 

Abaixo vou explicar cada um com mais detalhes.

 

Motivo 1: Para eliminar uma dor.

 

A dor é um dos principais motivos não só para comprar, mas para tomarmos qualquer ação. Essa dor mostra que você está vivenciando algo errado e que precisa sair disso com urgência se não quiser piorar ainda mais a situação.

 

Um exemplo: é quando você faz a matrícula e começa a frequentar uma academia. Isso pode aliviar ou evitar a dor de estar acima do peso ou de não ter uma vida saudável, também pode resolver a dor de não caber mais nas roupas.

 

Outra situação é quando você vai a um restaurante, pois você pode aliviar a dor de estar com fome como também a de não querer cozinhar.

 

Motivo 2: Para conquistar um prazer.

 

Nós estamos sempre em busca do prazer desde os tempos remotos e melhorar a nossa situação é o que sempre desejamos, em qualquer campo de nossas vidas.

 

Um exemplo: todo ano em novembro muitas lojas fazem Black Friday, é uma data para comprar produtos abaixo do preço, logo o motivador é o prazer da economia.

 

Outro exemplo: quando você vai a um shopping e vê uma roupa do seu interesse e compra, você está sentindo o prazer de vestir algo que deseja, muitas vezes não importando o quanto foi gasto nisso.

 

Esses motivadores precisam ser usados alinhados com toda a estratégia de vendas sejam em vídeos, artigos, anúncios, e-mails e treinamentos, para que o cliente não fique confuso antes de fazer a compra.

 

Aplicando os motivadores para aumentar as vendas online

 

Para se aumentar as vendas pela internet, é importante conhecer o perfil do seu público comprador, assim você vai poder oferecer seu conteúdo em artigos, textos, imagens focando em cada um desses motivadores (dor e prazer).

 

Você também pode se interessar em ler como fazer o perfil de clientes

 

Quando seu possível cliente entrar em contato com suas informações, ele vai perceber que você de alguma maneira ajudando, informando e se relacionando com ele.

 

Isso ajudará a construir a confiança em sua marca, portanto o primeiro investimento do cliente é o tempo, quanto mais tempo ele passar a consumir seu conteúdo, maior será a confiança na fonte de informação, seu negócio.

como-alavancar-as-vendas-online-investimento

 Migrando do Investimento de tempo para financeiro.

 

Então em um determinado local ou página do site, seu cliente encontra um conteúdo que mostra que um de seus principais problemas será resolvido e a solução oferecida pode ser um mini treinamento por um valor baixo (até R$ 10,00).

 

Como ele já consome suas informações gratuitas, então já está mais inclinado a fazer esse investimento baixo.

 

Note que se você estivesse vendendo um serviço ou produto de alto valor, em torno de R$ 1000,00 possivelmente teria grande resistência do público no momento da oferta, porque é um salto grande para muitas pessoas que acabaram de te conhecer.

 

A entrega de uma solução real mesmo de baixo valor, faz o cliente aumentar a confiança que tem pelo seu negócio, e uma das maneiras que ele vai ter de retribuir será comprando essa oferta.

 

Aumentando os valores progressivamente.

 

Depois que seu cliente fez o primeiro investimento e recebeu a solução para o problema que ele queria, agora é o momento de mostrar soluções mais completas com preços maiores (R$ 100 a 1000), porque agora ele já comprovou que você e seu negócio são de confiança e você realmente conhece e soluciona seus problemas.

 

É importante dizer que para cada aumento de valor financeiro, o resultado entregue precisa ter também uma percepção maior de valor, para que a confiança em seu negócio continue alta e, portanto continuar nessa construção de relacionamento e vendas.

 

Vamos para um exemplo prático agora.

como-alavancar-as-vendas-online-petshop

Como aumentar as vendas para Pet Shop.

 

Antes de começar, saiba o que seu negócio precisa ter para colocar essa estratégia no ar hoje:

 

  •  Um site construído em wordpress. (site gratuito não vai ter ajudar)
  •  Um Blog com linha editorial contendo de 4 a 8 artigos.
  •  Uma Página de captura de contatos contendo o e-book gratuito.
  •  Um E-book gratuito com alto valor percebido pelo público (até 20 páginas).
  •  Três Páginas com carta de vendas para os outros produtos (baixo, médio e alto valor).
  •  Ferramenta de e-mail marketing para relacionamento e ofertas. (Recomendo Lead Lovers)
  •  Desenvolvimento de anúncios para atrair público qualificado.

 

Na prática, vamos mostrar como aumentar as vendas pela internet para um PET SHOP, que possui vários produtos a venda: ração, animais, e também oferece serviços como tosa, banho e adestramento.

 

Em seu Site e Blog: além do conteúdo escrito por um redator, também vão entregar um e-book digital focado em donos de animais de estimação, em troca de seu e-mail, exemplo:

 

“Conheça os 10 motivos que nenhum veterinário te fala por que seu animal de estimação não te obedece”. (material fictício)

 

Esse é investimento de tempo que um interessado e possível cliente vai fazer, então ele fornece o e-mail para receber o e-book digital.

 

Após receber o e-book digital, ele começa a receber uma sequência de informações relacionadas a seu pet. E em um determinado momento recebe a segunda oferta.

 

Produto de baixo valor (R$ 20,00)

 

“Como adestrar em 3 dias um filhote a não fazer xixi na casa toda e não rasgar o sofá”. (material fictício)

 

Aqui começa a separação de quem está interessado e percebeu valor em seu negócio.

 

Com a estratégia focada em lucro e crescimento assertivo do seu negócio, a informação em formato de jornada constrói a confiança dos clientes e elimina barreiras de preços e qualidade.

 

Depois que o investimento de R$ 20,00 ele recebe uma nova oferta.

 

Produto de médio valor (R$ 100,00)

 

Curso entenda na prática como adestrar seu cãozinho em 7 dias ou seu dinheiro de volta”.

 

Nesse momento é onde o instrutor explicaria mais em detalhes e alguns segredos do comportamento dos filhotes. Seu cliente continua investindo tempo e agora cada vez mais está fazendo maiores investimentos em seu negócio.

 

Assim você já demonstrou para o cliente que cumpre o que entrega, é especialista em resolver os seus problemas e seu foco é interessado em ajudar e não interesseiro em vender, portanto os produtos e serviços de valores altos serão vendidos mais facilmente, como a oferta a seguir.

 

Produto de alto valor (R$ 500,00 a 1000,00)

 

“Adestramento profissional com veterinário especialista que há 10 anos ensina como educar seu cachorro sem que você precise bater e de uma maneira divertida” (material fictício).

 

Perceba que você fez todo o possível para que seu cliente fizesse sozinho o serviço que o profissional faria, mas se esse cliente não quiser fazer, o seu pet shop tem esse serviço para oferecer.

 

Nesse momento como seu cliente já tem confiança em seu negócio e já está motivado a resolver o problema de adestramento, acreditamos que essa jornada de vendas é muito mais poderosa para vender o produto de alto valor do que se fosse oferecida inicialmente.

 

Alguns dos resultados dessa estratégia

 

  •  Aumento de clientes Interessados em seu negócio.
  •  Construção de Lista de contatos.
  •  Monetização com venda dos produtos de baixo, médio e alto valor.
  •  Construção de Autoridade e Referência no assunto

Conclusão

 

Nesse artigo eu te mostrei como aumentar as vendas pela internet usando a “Jornada de vendas do produto gratuito ao de maior preço” passando pelos pontos:

 

  •  O que é uma jornada de vendas?
  •  Os dois únicos motivos que fazem você e seu cliente comprarem.
  •  Aplicando os motivadores para aumentar as vendas online.
  •  Migrando do Investimento de tempo para financeiro.
  •  Aumentando os valores progressivamente.
  •  Exemplo prático: Como aumentar as vendas para Pet Shop.

 

Acredito que com essas informações, você possa começar agora mesmo a construir sua jornada de vendas, e aumentar as suas vendas pela internet, mas se você preferir que nós façamos isso pelo seu negócio, entre em contato por aqui

 

Gostou do artigo? Curta e Compartilhe com seus amigos.

 

Comments

comments

Shares
Share This