Descubra os 4 hábitos das pessoas na internet, e como trabalhar isso a favor do seu negócio.

 

Eu vou te mostrar que sempre fizemos as coisas do mesmo jeito, segundo James C. Hunter que é autor do livro “O Monge e o Executivo, somo criaturas de hábitos e hoje as pessoas no mundo inteiro tem os mesmos hábitos para usarem a internet, seja em São Paulo, no Rio de Janeiro, em cidades pequenas e grandes.

 

Eu vou mostrar que esse comportamento é o que eu faço, você faz e sua família também faz, e isso acontece todos os dias na internet. E também como tirar proveito disso para seu negócio.

 

Mesmo se você ainda não está presente na internet vou ajudá-lo a entender, ou para você que já está online, conhecer o que pode fazer para aumentar ainda mais seus resultados.

 

COMPORTAMENTO 1 – USAMOS BUSCADORES

comportamento-usamos-buscadores

 

Usamos buscadores como Google, Yahoo e Bing para procurar uma informação ou resolver um problema. É possível que você já fez uma dessas buscas.

 

– Como gelar cerveja rápido?

– Quem é a empresa X? Quem é o fornecedor X?

– Qual o endereço do médico? do evento? do restaurante?

– Qual o preço do Celular? Compare preços? melhor preço para…?

– Pizza de Calabresa no meu bairro / cidade

– Como aumentar as vendas hoje?

 

Existem inúmeras perguntas sendo feitas para os buscadores todos os dias e para todas elas, também existem respostas, listas de respostas, e é assim que os buscadores, “recomendam” uma resposta. Respostas podem ser em textos, imagens, vídeos, produtos etc.

 

Como aproveitar esse comportamento para seu negócio

 

Faça um teste nos buscadores que você usa (Como o Google, por exemplo).

 

– Se um possível cliente digitar seu nome, ele vai te encontrar? A resposta da listagem tem seu nome com contatos?

– Se um interessado não te conhecer, e ele digitar o que você faz na sua cidade / bairro, ele vai te encontrar? Vai aparecer sua apresentação profissional, o que você ou seu negócio faz e a sua localização?

– Se uma pessoa tiver um problema e buscar a sua solução, ele vai te encontrar? Você mostra com clareza que sabe resolver os problemas e dúvidas dos seus clientes?

 

A resposta precisa ser SIM para cada uma das perguntas. Melhor do que isso: Seu negócio precisa ser encontrado nos buscadores.

 

A razão disso: você vai colocar a sua empresa como resposta para quem está procurando.

 

ATENÇÃO

 

Se você não aparece como resposta para nenhuma pergunta, e existe algum concorrente seu que está aparecendo?

 

Se sim então você precisa agir rápido para que também esteja na lista de opções das respostas.

 

Esse é o primeiro passo para aproveitar o comportamento das pessoas na internet, ou seja, ser encontrado de forma profissional.

 

COMPORTAMENTO 2 – CONSUMIMOS CONTEÚDOS

consumimos conteúdo

Depois de usar os buscadores, encontramos uma opção e entramos, consumindo algum tipo de conteúdo seja lendo artigos, assistindo vídeos ou vendo imagens.

 

Nesse momento é através do conteúdo que você vai levar isso em consideração como resposta a sua pergunta, ou voltar ao buscador e procurar por outra opção.

 

Se o seu conteúdo não for suficiente para saciar a curiosidade de quem busca, você perdeu a oportunidade de conquistar um interessado ou receber uma ligação de um cliente, ou ainda vender algo.

 

Como aproveitar esse comportamento para seu negócio

 

Faça um teste nos buscadores:

– No seu perfil de clientes você identificou quais são as principais perguntas feitas pelos seus clientes na internet?

 

Você pode se interessar em ler também: como fazer o perfil de clientes.

 

– Quais dessas perguntas você já aparece como resposta nos buscadores?

– Quais dessas opções você ou seu negócio usam anúncios para aparecer?

– Quais são as informações que o seu cliente gostaria de encontrar em você? Você tem perguntando diretamente isso a eles?

– Para cada uma dessas informações, construa conteúdos abrangentes que satisfaça o seu cliente, usando textos, vídeos e imagens.

 

IMPORTANTE:

Se uma pessoa interessada não encontrar a resposta em você, ele vai procurar e encontrar em outro lugar, possivelmente no seu concorrente.

Não deixe isso acontecer.

 

O primeiro passo para divulgar esses conteúdos é construindo um BLOG, dentro do seu site, e criar um novo canal de relacionamento com o seu cliente.

 

Com o blog você pode construir uma linha editorial e planejar o que vão fazer por mês, por exemplo:

 

– Quais conteúdos vão ajudar o meu negócio a aumentar a atrair mais clientes?

– Quais conteúdos vão ajudar o meu negócio a aumentar o relacionamento com os clientes?

– Quais conteúdos vão ajudar o meu negócio a aumentar as vendas?

– Quais conteúdos vão ajudar o meu negócio a aumentar o lucro?

 

COMPORTAMENTO 3 – USAMOS REDES SOCIAIS

 

comportamento-usando-redes-sociais

Por que negócios e profissionais investem tanto em redes sociais?

 

Todos os dias nós usamos as redes sociais, em casa ou no trabalho, mesmo que você tenha uma vida corrida, você já criou o hábito de dar uma “espiadinha”.

 

As pessoas entram para se divertir, para ver e conversar com amigos, descobrir algo novo e passar o tempo, porém a última coisa que você pensa é de comprar algo.

 

Se o discurso da sua marca é somente: compre, compre, compre, eu sou líder, eu sou o melhor, então você está perdendo uma excelente oportunidade de VENDER TODOS OS DIAS.

 

Como aproveitar esse comportamento para seu negócio

 

– Quais são as redes sociais que seus clientes e possíveis clientes usam?

– O que eles mais acessam nesses locais?

– Quem eles seguem, curtem e compartilham?

– Coloque as redes sociais para integrar seu site e seus conteúdos do blog.

– Construa conteúdos únicos para cada local específico.

– Entregue informações que interessam aos clientes, que tenham utilidade genuína, aí sim você vai ATRAIR MAIS CLIENTES INTERESSADOS.

 

IMPORTANTE

 

Para os conteúdos que tiveram melhores resultados, impulsione com baixo valor (em torno de R$ 10,00) para atrair mais pessoas.

 

Você tem alguma dúvida? Comente aqui, eu terei o maior prazer em responder. Até amanhã na continuação da nossa série.

 

COMPORTAMENTO 4 – USAMOS MENSAGENS

 

comportamento-usando-email

 

Seja e-mail ou mensagem em celular (sms, whatsapp etc) essa forma de comunicação é uma das mais pessoais possíveis, sendo assim um dos canais mais explorados para conquistar vendas pela internet.

 

Ter uma lista de contatos é sinal para aumentar as vendas e principalmente aumentar o lucro.

 

Mas o fator mais trabalhado na internet hoje é para capturar contatos de pessoas que vão se tornar clientes no futuro.

 

Como aproveitar esse comportamento para seu negócio

 

– Construa portas de entrada em seu site, conteúdos e redes sociais para capturar contatos de pessoas interessadas.

– Construa segmentadores de público de visitantes a interessados, e de interessados em clientes.

– Renove esses segmentadores por um período em torno de 6 meses e avalie os resultados antes de tomar novas ações.

– Mantenha uma comunicação equilibrada de conteúdo e ofertas e assim os resultados vão aparecer.

 

Importante

 

Em hipótese nenhuma compre uma lista de contatos, por que essas pessoas não vieram conectadas com seu negócio, sua estratégia ou sua oferta, e se você insistir em se comunicar com eles dessa maneira pode ser que ainda coloque sua marca como SPAM (conteúdo indesejado).

 

Recapitulando

 

Nesse artigo eu te mostrei quais são os 4 comportamentos das pessoas na internet, e como trabalhar isso a favor do seu negócio.

 

– Comportamento 1: usamos buscadores;

– Comportamento 2: consumimos conteúdos;

– Comportamento 3: usamos redes sociais;

– Comportamento 4: usamos mensagens.

 

O ponto principal dessa série vai mais além de saber os 4 comportamentos, mas sim eu me baseio em uma frase do Larry Page, fundador do Google:

 

Concentre-se no cliente e tudo mais virá.

 

Onde você está acertando? Onde você pode melhorar e atrair os clientes compradores para seu negócio?

 

Se você precisar de ajuda, conte comigo, terei o prazer em ajudar.

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